Estratégia do Oceano Azul: o que é, e como funciona?

Empreendedorismo 4.0: Oceano Azul

Saiba como utilizar a estratégia do Oceano Azul, conceito muito utilizado no universo do empreendedorismo, e que ajuda diversas empresas a se destacarem no mercado em suas áreas.

A expressão metafórica não é recente, ela tem ganhado popularidade há cerca de 5 anos no mundo dos negócios, porém ainda é motivo de curiosidade e dúvidas, principalmente para aqueles que estão começando a explorar esse universo.

Como surgiu?

No ano de 2005, o sul coreano W. Chan Kim e a estadunidense Renée Mauborgne lançaram o livro Blue Ocean Strategy – How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant, que explica o conceito e como aplicá-lo. Ambos autores são acadêmicos da INSEAD, The Business School for the World, uma das maiores escolas de negócios do mundo. No Brasil o livro foi lançado em 2007 com o título de A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. O livro foi o resultado de 10 anos de pesquisas, em 150 empresas de 30 setores diferentes.

O que é?

Com a publicação e ganho de popularidade, houve uma confusão entre o livro e o conceito em si. Muitos acreditam que estratégia do Oceano Azul trata-se do livro que leva o mesmo nome, e acabam esquecendo e não entendendo o conceito trazido no livro.

Os autores explicam que a melhor forma de superar uma concorrência, é não tentando superá-la. Pera, como assim? A metáfora utilizada tem o objetivo de mostrar que uma empresa pode ter sucesso explorando todo um oceano azul que tem pela frente, ou seja, tomando frente de um nicho inexistente no mercado e se tornando referência em seu segmento, ou naquilo que faz. O oceano azul é o mar de oportunidades que uma empresa pode aproveitar, quando faz algo que seus concorrentes não fazem.

Mas e se com o tempo uma empresa acaba ganhando concorrentes também? Provavelmente isso aconteça com o tempo, como é o caso da Casas Bahia e do Habib’s. Ambas empresas abriram mercados que não eram explorados, (a Casas Bahia com o carnê como forma de pagamento, e o Habib’s com comida árabe com valor baixo e em grande quantidade) e hoje acabam tendo diversos concorrentes. De acordo com a teoria, as empresas ocupam no momento o Oceano Vermelho, que nada mais é do que uma comparação de batalhas navais, onde o sangue é derramado no mar, nesse caso fazendo uma comparação as “guerras das concorrentes”.

Para que seja possível aplicar em sua empresa, estendendo o máximo de aproveitamento, é possível traçar um planejamento de ações:

  • Reconstruir barreiras no mercado;
  • Concentrar-se no panorama geral;
  • Ir além da demanda existente;
  • Formular a estratégia na sequência adequada;
  • Superar os obstáculos organizacionais;
  • Orientar a execução estratégica.

Quer saber mais?

Ainda ficaram algumas dúvidas e não sabe mais onde procurar? Pedro Ivo Moraes fala sobre essa e muitas outras estratégias para construir o seu negócio de maneira sólida e qualificada no curso Empreendedorismo 4.0 da NIU Cursos!

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